Notícias

Tudo o que você saber sobre ROI
09.07.2020

ROI: tudo que você precisa saber sobre essa métrica

A Kantar Ibope Media e a Squid realizaram uma pesquisa com 23 anunciantes e 17 agências para obter resultados sobre ações praticadas envolvendo marketing de influência. Os entrevistados responderam perguntas sobre frequência de campanhas, ROI (Retorno Sobre Ivestimento) e se vão destinar parte do seu orçamento para campanhas de influência digital.

Quando o assunto da pesquisa foi sobre o ROI, 62% dos entrevistados manifestaram dificuldade em estabelecer métricas. 60% preferem investir em mídias tradicionais, por não conseguir reconhecer os dados, e outros 30% dizem não atuar nesta área por não conseguir obter resultados.

Pensando nisso, criamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre ROI e desmistificar, de uma vez por todas, esse problema.

Tudo o que você precisa saber sobre ROI

A Sigla ROI é abreviação da expressão Return on Ivestment (Retorno sobre Ivestimento). Esse indicador, que pode ser aplicados em vários seguimentos do marketing, serve para você saber quanto dinheiro a empresa está ganhando ou perdendo com a ação executada; se as suas campanhas estão dando certo e organizar qual está tendo uma boa performance.

Diversas áreas podem ter seu ROI calculado:

  • Do Marketing de Conteúdo
  • Do E-mail Marketing
  • Das Mídias Sociais
  • Das campanhas de Google Ads
  • Do Blog Corporativo
  • De SEO
  • De ações com marketing de influência, etc.

Como calcular o ROI?

Assim com as questões de matemática e física da prova que você realizava nas escola possuíam fórmulas, o ROI também possuí uma para te auxiliar: ROI = (Receita – Custo/Custo) x 100.

Receita: todo valor que a empresa arrecada por conta das vendas.
Detalhe: na hora de calcular o ROI, coloque apenas o investimento do canal selecionado e não todo.

Custos: despesas necessárias para permitir o investimento.

Embora a fórmula seja simples, ela pode ser aplicada a cenários abrangentes e pequenos,que avaliam uma única área/projeto.

Como o resultado dela é dado em porcentagem, você terá muito mais facilidade para interpretação dos dados.

Vantagens de se trabalhar com esse indicador

Fortalecimento da cultura: um Retorno Sobre o Investimento bem feito ensina a equipe a entender melhor em qual ação a empresa deve investir, na tomada de decisões imparciais, a focar nos resultados e ter um olhar analíticos sobre os trabalhos.

Aumenta a moral da equipe: com a devida interpretação dos resultados obtidos, a sua equipe começa a traçar planejamentos que surtem cada vez mais efeito e isso melhor a autoestima da equipe inteira.

Resultados contínuos: sabendo exatamente qual estratégia aplicar na sua empresa, você não terá um crescimento rápido e curto. Ele é duradouro e benéfico para toda a equipe. Vale ressaltar que esse crescimento só vira em função de um trabalho continuo com o ROI. Caso você realize a estratégia e pare no meio do caminho o resultado pode não vir.

Corte de gastos desnecessários: analisar o ROI e saber exatamente onde você precisa investir e como fazer isso, significa segurança financeira para a sua empresa. Ou seja, você cortará gastos desnecessários com outras coisas que podem não surtir o mesmo efeito.

Aumento nos lucros: a última é mais óbvia de todas. Sabendo qual direção seguir e como seguir você, em função da análise dos dados obtidos, você começa a ter um aumento de receitas.

Não atire no escuro

Na hora de traçar uma estratégia voltada para o mercado da influência digital, é muito importante ter um escopo bem definido. Caso você tenha dúvidas, recomendamos a leitura de dois artigos importantes: Qual a importância do marketing de influência na estratégia das empresas? e 5 erros que você não pode cometer em uma estratégia de marketing de influência.

Se você tem interesse de investir no mercado da influência digital, mas ainda sim não sabe como analisar as métricas e identificar se elas são positivas. Recomendamos a contratação de uma agência especializada na área.

Brasilera Digital conta com uma equipe especializada na produção de campanha, assessoria comercial e realização de projetos proprietários para a valorização da sua marca no digital. Agende uma reunião com um dos membros de nosso time para saber mais.

LEIA MAIS:
84% das empresas vão destinar verbas para campanhas de marketing de influência

Texto feito com base no artigo da Rock Content.
Crédito da Foto: Freepik