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Marketing de Influência
30.01.2020

Qual a importância do marketing de influência na estratégia das empresas?

O mundo vive em um período extremamente digital. Atualmente, tudo se encontra a um/alguns toques na tela do celular ou tablet. Pedimos carros, comida, fazemos compras, pagamos contas e acompanhamos a rotina dos influenciadores digitais acontece.

Com isso, migramos do offline para o online. Deixamos de acompanhar os programas produzidos para a televisão e outros meios de comunicação e passamos a consumir muito mais o conteúdo desenvolvido para as redes sociais, streaming e mídias digitais.

Essa mudança de público, além de potencializar o crescimento das redes sociais e dos aplicativos de streaming, também fez profissionais do marketing apostarem que desenvolver um estratégia de divulgação com influenciadores digitais gera mais engajamento do público com a marca e novos clientes do que meio off. Nasce assim o marketing de influência.

Mas o que é marketing de influência?

Marketing de influência, ou influencer marketing, é uma das estratégias de marketing digital que as marcas adotam para chegar ao seu público-alvo. Essa ação tem como base utilizar um creator que tenha engajamento nas redes sociais e influencie positivamente a vidas as pessoas que consomem seu conteúdo.

Esse tipo de estratégia surgiu em função da migração das pessoas da mídia offline para a online. Trabalhando com os produtores de conteúdo para web, a marca consegue agregar os seguintes valores:

  • Realizar ações publicitárias mais humanizadas e próximas da realidade do seu público-alvo.
  • Aproximar mais o produto da realidade do seu consumidor final.
  • Gerar valor e confiança para sua marca.
  • Influenciar com mais facilidade a decisão de compra de um público específico.

Por que investir nesse nicho de mercado?

A utilização deste tipo de estratégia mostra que a marca procura agregar valor aos seus anúncios, pois escolhendo um influenciador digital – uma pessoa que impacta a vida de seus seguidores de maneira positiva – sua estratégia visa utilizar uma voz reconhecida nas redes e passar confiança para as pessoas sobre um produto/serviço.

Como exemplo para essa situação vamos simular a divulgação de um sabonete que faz bem para sua pele. Nas mídias offline você visualiza o anúncio, o produto e alguém contando sobre os benefícios que ele traz. Com um influencer, além de divulgar um produto, você transmite a experiência de usa-lo, pois o creator vai mostrar como ele funciona e quais seus resultados. Conclusão: existe uma pessoa influenciando na jornada de compra (aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão) da pessoa.

Para comprovar que o investimento na divulgação com influenciadores digitais traz resultados, o marketplace de influencers Tomoson realizou um estudo e chegou a seguinte conclusão: 51% dos profissionais de marketing que utilizam o Marketing de Influência dizem que esse método pode trazer clientes mais qualificados para a marca.

Dicas para você investir com influencers

Assim como todo investimento, esse também requer que um planejamento antes de ser executado. Em função disto, deixamos duas dicas para que você consiga elaborar uma estratégia mais precisa:

  • Tenha objetivos claros: Qual seu orçamento? Que tipo de influenciador você vai escolher? Qual a rede social do creator você vai usar para divulgar sua marca? Como você fará a estratégia de divulgação? Como tornar a ação mais humanizada?

  • Conheça bem seu público: Saiba bem quem é seu público-alvo e como conduzir sua estratégia de marketing. Um influenciador atinge diversos públicos.

A Brasilera Digital conta com um casting exclusivo de sete creators, todos com mais de 1 milhão de seguidores. Confira quem são e como eles podem se encaixar na sua campanha de marketing:

Camila Loures: 10,8 milhões de seguidores no Youtube, 8,5M no Instagram, 1,4M no Tik Tok e 989k no Twitter. Por ser reconhecida como a melhor creator da América Latina, ter aumentado seus seguidores de 300 mil para 10M em três anos, ser autora de dois livros (o Manual de Sobrevivência do Adolescente, da editora Astral Cultural, e o 24 horas com Camila Loures, da Editora Pixel), Camila é reconhecida como um dos cases de sucesso da Brasilera.

Viih Tube: conta com um canal no Youtube com mais de 9,75 milhões de seguidores, uma página no Instagram com 13,6M e outra no Tik Tok com 3,5M. Viihtube é um dos cases de sucesso da Brasilera por ter dois livros publicados, “Tudo Tem a Primeira Vez” e “Todo Amor Tem Segredos”, ambos da Editora Intrínseca, e por ter inovado trazendo webséries como O EnigmaEm ProvaA Espera e Sem Sinal para seu canal. Com exceção da última, todas tem mais de 75 milhões de visualizações.

Beleza Teen: idealizado pelas irmãs Nathany Petrin e Mariany Petrin, em 2013, conta com 4,1 milhões de seguidores no YouTube, aproximadamente 2,2 milhões no Instagram. As creators são embaixadoras dos Resorts Costa do Sauípe e Rio Quente e autoras dos livros “Papo de Menina” e “Diário Beleza Teen – Minha vida em umk ano” – ambos da editora Astral Cultural.

Nanda Caroll: possui um canal no Youtube com cerca de 1,8 milhões de seguidores, uma página no Instagram com aproximadamente 2,3 milhões de fãs e outra no Tik Tok com 241k. O público que mais consome seu conteúdo é o feminino, com idade entre 18 e 24 anos.

Em seu canal de vídeos e no Instagram, a creator cria conteúdos divertidos sobre moda, dicas de beleza, lifestyle desafios de maquiagem e pegadinhas que faz com seus amigos.

Nerd Show: Idealizado por Renato Wamberto, a página é considerada a maior página de nostalgia dos anos 80 e 90. Já foi apresentador da TV UOL, participou de palestras em eventos como Tdex e Feiras/Eventos Nostálgicos do universo geek e nerd, além de inovar na produção de conteúdo para web trazendo o documentário “Nerd Doc”, que soma mais de 1,1 milhão de views, e autor do “Quadro Histórias das Empresas”.

PH Loures:  um dos responsáveis pela criação do conteúdo e roteiro criativo de sua irmã, a influencer Camila Loures. Em sua página, ele produz conteúdo sobre viagens, vlogs e desafios sugeridos por seus fãs. Seu patrimônio de seguidores está estimado em 2,3 milhões (1,35 milhões no Youtube; 730k no Instagram, 167k no Twitter e 66k no Tik Tok)

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8 em cada 10 pessoas compram produtos indicados por influenciadores digitais.

*Texto desenvolvido com base nos materiais da Rock Content