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Estratégia marketing de influência
03.04.2020

5 erros que você não pode cometer em uma estratégia de marketing de influência

Todo plano de marketing requer muito planejamento e estratégia. Se você der um passo em falso, ou mal planejado, problemas surgirão e sua ação de divulgação pode ir por água abaixo.

Pensando nessa situação, elaboramos esse artigo com cinco erros que você não pode cometer em uma ação de marketing de influência para a sua marca/serviço. Pegue papel e caneta ou tire alguns prints da tela para jamais esquecer. Vamos a lista!

1. Não saber exatamente o que é marketing de influência

Muito se fala nesse seguimento de publicidade, nos influenciadores e que eles podem divulgar seu produto, marca ou serviço. Mas como eu posso utilizar isso a meu favor? O marketing de influência é uma das estratégias adotadas pela marcas para chegar ao seu público-alvo nas redes sociais. Essa ação envolve a utilização de um creator, que tenha engajamento nas redes sociais, e influencie positivamente a vidas as pessoas que consomem seu conteúdo.

Por ter nascido nas redes sociais e envolver influenciadores digitais, o modo e a linguagem desse tipo de campanha deve ser diferente das desenvolvidas para mídias off.

Esse tipo de publicidade vai requerer de você um estudo sobre diversos tópicos. Para saber mais,acesse nosso texto sobre a importância de uma estratégia envolvendo a influência digital para sua empresa

2. Escolher um influenciador só porque ele tem muito seguidores

Quando você abre a página do Instagram e vê um produtor de conteúdo com números astronômicos, automaticamente você pensa: “Nossa, ele fala com muita gente. Vou realizar um ação aqui”.

Quando você se encontra neste momento, precisa pensar e estudar algumas coisas, por exemplo: será que este influencer fala com o público-alvo? A linguagem dele é a mesma que os consumidores utilizam? O que as pessoas acham dele e qual o seu papel na rede?

Escolha sempre o creator que mais tem match com a sua marca e público; esteja atento sempre ao engajamento que é produzido e procure pessoas capacitadas para te ajudar nessa escolha e te ajudar a desenvolver um bom plano de ação.

3. Não saber interpretar os dados fornecidos

Toda campanha lhe fornece uma porção de dados que você precisa interpretar com precisão, pois são eles que vão direcionar possíveis mudanças no seu planejamento estratégico. Não estar atento ao que essas informações te passam, é jogar um dardo no alvo dentro de uma sala escura e torcer para dar certo.

Não misture informações diferentes em uma mesma ação. O alcance de um anúncio pago é diferente de um conteúdo gerado por um influenciador.

Se tiver dificuldade para analisar os analíticos e qual seu próximo passo, procure sempre profissionais especializados.

4. Planejar os passos da campanha aos poucos

Confiar no “feeling” para montar uma estratégia de divulgação da sua marca, produto ou serviço é arriscado. Pode até parecer seguro, mas você pode ser surpreendido no caminho e não saber exatamente como reagir. Tenha em mãos um planejamento desenvolvido baseado nos relatórios que você possuí e pense no começo, meio e fim. Faça testes, se preciso for, mas detalhe ao máximo a sua ação de marketing de influência.

5. Não deixar o influencer contribuir com a sua campanha

Cada produtor de conteúdo sabe exatamente como falar com sua audiência. O que eles mais gostam, menos interagem, etc. Permita que ele o ajude na hora de planejar a divulgação nas suas redes sociais. “Não seja engessado”. Afinal, o influencer pode te dar uma ideia proveitosa e tornar a ação mais atrativa.

Aproveite as dicas e lembre sempre de duas coisas: erros aconteceram sempre, mas eles pode te dar lições valiosas para suas estratégias futuras de marketing. E procure sempre uma equipe especializada para poder desenvolver um planejamento bem estruturado com produtores de conteúdo.

A Brasilera Digital possuí expertise na produção de campanhas, agenciamento de influenciadores, merchandising, assessoria comercial, ativação da marca, licenciamento de produtos, produção de eventos e projetos proprietários.

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Diego Palma
Assessor de Comunicação – Brasilera Digital

* Texto desenvolvido com base no material elaborado pelo site da Squid
**Design: FreePik

Tags: #Brasilera Digital #influenciadores digitais #Instagram #marketing digital