Notícias

15 fatos sobre o YouTube que você precisa saber
10.02.2020

15 fatos sobre o YouTube envolvendo creators e usuários que você precisa saber

Fatos sobre o comportamento do usuário no YouTube, como os influenciadores se posicionam e dicas para as marcas foram divulgados pelo site Hootsuite

Você que procura investir em influenciadores digitais ou é produtor de conteúdo para web saberia dizer rapidamente qual a maior plataforma de mídia social do mundo? Se você pensou no YouTube, acertou.

Segundo o site Hootsuite, a plataforma de vídeos do Google é maior que todas as outras redes e todos os outros sites, menos o Google – seu “dono”.

Plataforma que conta com 2 bilhões de usuários mensalmente, o YouTube é o local em que muitos influencers começam a sua carreira na web e alvo de marcas para divulgação de seus produtos/serviços. Pensando nisso, elaboramos este post com 15 fatos sobre o YouTube que você precisa saber.

Vamos a lista. Prepare-se para tirar alguns prints, ou usar o tradicional papel e caneta.

  1. 2 bilhões de pessoas usam o YouTube mensalmente.
    Em maio de 2018, o aplicativo contava com 1,8 bilhão de usuários. Ou seja, em sete meses 200 milhões de pessoas começaram a usar a plataforma.

  2. Segundo a Pew Research, o YouTube é a plataforma on-line mais popular da América.

  3. Cada visitante gasta 11 minutos e 24 segundos por dia na plataforma, em média.
    Dados coletados no final de 2019, pelo site de pesquisa Alexa. Comparando com 2018, presenciamos um aumento de 2:43 min. de utilização dos vídeos.

  4. Mais de 70% das visualizações provém do celular.
    Segundo o blog hootsuite.com, os números mantém uma constante desde o final de 2018, entretanto, em 2019 o aplicativo foi o número um no sistema iOS.

  5. Um vídeo relacionado aos interesses pessoais do espectador é 3x mais importante do que o produzido com um ator famoso fora deste nicho.
    Quem afirma isso é o próprio Google, em seu site Think With Google. Ou seja, as marcas precisam saber exatamente quais são os usos e costumes de seu público para desenvolver uma estratégia de propaganda certeira.

  6. 70% dos vídeos que as pessoas assistem é determinado pelo algoritmo de recomendação.
    Informação repassada por Neal Mohan, diretor de produtos do YouTube. Pesquisas independentes também apoiam esse relatório divulgado pela empresa.
  7. A relevância para os interesses do usuário é 1,6 vezes mais importante do que o valor da produção em si.
    Segundo o Google, 60% do conteúdo consumido pelas pessoas, no dia anterior, é relacionado aos seus gostos pessoais.
    O conteúdo mais valioso para o usuário não é o mais caro, necessariamente. Quando a marca identifica as necessidades do seu público-alvo, agregar valor para fidelizar/divulgar seu conteúdo fica mais fácil.
  8. 70% dos usuários estão envolvidos com criadores e canais.
    Com o crescimento constante da plataforma e dos criadores de conteúdo, os fãs estão se tornando ativos e aumentando seu envolvimento diário com os creators. Com boas conexões, pode-se tornar um fã casual em alguém fiel ao seu conteúdo.
  9. O YouTube é a segunda plataforma mais acessada para assistir vídeos em telas de TV entre 18 e 34 anos. A primeira é a Netflix.
    Os dados foram revelados por uma pesquisa da Cowen & Co, em 2019, em uma matéria do site Variety. A Netflix aparece com 38,6% de adesão e o YouTube com 17,7%.
  10. As pessoas enviam 500 horas de vídeo a cada minuto para o site.
    Entre os anos de 2014 e 2019, esse número cresceu 40%.
  11. Cada visita ao YouTube envolve 6,5 visualizações de página, em média.
    Conforme as pessoas vão explorando novos canais no YouTube o algoritmo fornece novos conteúdos para sua página. E sim, elas permitem que ele sugira os vídeos que vão ser consumidos.
  12. Visualizações do YouTube em TVs aumentaram 39%.
    A maior parte do conteúdo produzido é consumido pelos celulares, porém, 250 milhões de horas de vídeo está sendo consumida em telas de TV, segundo o YouTube.
  13. 81% das pessoas de 15 a 25 anos são consumidoras do site.
    Segundo o site de pesquisas Statista, o público jovem é o que mais consome o YouTube, porém, os mais velhos também apresentam altas taxas de adesão ao site.
    26 a 35 anos: 71%
    36-45 anos: 67%
    46-55 anos: 66%
    +56 anos: 58%
  14. Quase 15% do tráfego do YouTube vem dos Estados Unidos.
    Dados revelados pela Alexa também mostram que a Índia possuí 8,1% dos usuários e o Japão 4,6%.
  15. Nos Estados Unidos, o YouTube conta com 73%, quase o dobro do Instagram (37%).
    A Pew Research também classificou que 69% dos americanos utilizam o Facebook e 27% o LinkedIn, 22% o Twitter e 20% o WhatsApp.

A Brasilera Digital conta com criadores de conteúdo conhecidos no Brasil e no exterior, como é o caso da influencer Camila Loures – eleita melhor youtuber da América Latina pelo Oscar do YouTube, o YouTube Streamy Awards.

A produção de conteúdo para a plataforma de vídeos do Google é planejada junto a nossa equipe e desenvolvida com base nos estudos que o aplicativo fornece a cada influenciador. Tudo para atingir o público-alvo da maneira correta e ser acertivo. Conheça um pouco mais sobre nossos influencers e sua carreira no YouTube no link.

LEIA MAIS:

Qual a importância do marketing de influência na estratégia das empresas?

Texto desenvolvido com base na pesquisa elaborada pelo site Hootsuite.